sexta-feira, 3 de maio de 2013

Trabalho em Equipe

O propósito do trabalho em equipe é, simplesmente o aumento de desempenho.
Parece óbvio, mas, é comum perceber as sabotagens nos trabalhos e consequentemente nos resultados. Infelizmente, estes pequenos seres, desejam uma promoção pessoal, vaidade ou outros motivos que irão refletir no resultado de toda equipe.
Estes comportamentos não devem influenciá-lo pois, "o desejo comum tipicamente do ser humano é de estar em comunhão".

Temos milhares de pontos a serem trabalhados como:

* medo de ser dominado;
* falta de confiança em outros membros da equipe;
* necessidade de liderar;
* necessidade de iniciativa;
* falta de clareza sobre tarefas e objetivos;
* interesses pessoais;
* processos de trabalho;
* rivalidade;
* crenças pessoais.

Agora, uma equipe bem sucedida, será percebida por:

* Não existe aparentemente hierarquia;
* ouvir e compreender o próximo;
* as conversas são desafiadoras e construtivas;
* perseguem-se objetivos e todos se motivam mutuamente;
* atividades direcionadas;
* sentimento intuitivo de cada atividade;
* pedidos e ofertas de colaboração;
* bem-estar interno;
* responsabilidade para atingir objetivos.

Para facilitar tudo isso, parto do tripé QUEM, O QUE/QUAL e COMO.

O QUE
Criar uma visão comum. Temos que conhecer os valores individuais e perceber qual direção a equipe está tomando. Trabalhas estes pontos, teremos uma visão comum e a mesma percepção para trabalharmos.
Mesmo que existam motivadores individuais, os valores devem ser os mesmos.

COMO ou MODUS OPERANDI
Quando todos compreendem os valores e sua missão, temos que traçar a melhor forma de atingir os objetivos. Como falamos anteriormente, todos querem trabalhar em comunhão, bem estar e fazer o seu melhor. Acredito que reuniões constantes, diálogos, canais de comunicação para evoluir em um processo claro para todos.

QUEM
Sugiro que toda equipe escreva quais seus objetivos pessoais, posteriormente, farão uma apresentação destes objetivos. Muito interessante pois alguns elevarão suas metas, enquanto aqueles que tem grandes ambições, puxaram os outros pois tem clareza em seus alvos.
Outro ponto de QUEM é, nomear responsáveis por atividades. Nos treinamentos presenciais, faremos exercícios do papel de cada membro da equipe em cada situação.

FEEDBACK
Em todo processo, haverá a necessidade de constante feedback para ajustar o foco da equipe e abir diálogo. Como devem ser feito, por que não é feito da forma correta, o que incomoda quem, e realinhar.

Vamos criar um pensamento comum, em grupo para atingir os objetivos de todos. Quando cada um saber o seu posicionamento, saber o que o outro está pensando, os resultados serão claros e leves.
Vi um vendedor outro dia, separando um peça de roupa na frente de um provável cliente, este, quando percebeu aquela peça sendo separada, ficou muito curioso e acabou comprando outra semelhante. Percebe, durante um atendimento, o vendedor que estava teoricamente parado, aguardando novo cliente, fez uma interferência que resultou em venda.
Com o tempo estas pequenos atos trarão resultados fantásticos.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário