A maioria das pessoas querem se relacionar com aqueles ao seu redor. Isso já facilita bastante nosso trabalho. E querem que estes relacionamentos tenham um significado. Com o desenvolvimento da equipe e com os indivíduos ganhando maior compreensão mútua, passaremos por 4 estágios.
Estágio 1
Quando reunimos equipes, conhecidos ou não, começará uma dança de meias verdades, pequenas mentiras uns fingem que concordam com os outros e assim segue pois todos querem se posicionar acima da média.
Para uma equipe ser positiva, produtiva, ela deve sair do fingimento e progredir a um ponto em que a verdade possa ser dita para que assim, as pessoas possam ser quem realmente são.
Estágio 2
Diferenças individuais irão surgir e voltaremos ao primeiro estágio. Muitos brigam para que sua versão seja a verdadeira e prevaleça suas atitudes e valores individuais.
A ideia é que enfrentem as diferenças, nós, como facilitadores, muitas vezes somos questionados como, deveríamos ser mais forte com aquela posição e etc.
Acredito que devemos encaminhar para a compreensão de valores e cargas culturais individuais porém, valores, metas institucionais deverão ser reconhecidas neste ambiente.
Estágio 3
Este é um dos mais difíceis pois, cada membro deverá ceder suas posições, renunciar suas versões ou realidades pessoais. Todos deverão estar dispostos a abraçar o ponto de vista comum. Membros tentarão escapar do CAOS impondo uma nova ordem criando equipes de projetos, comitês para dar as recomendações.
Importante trabalho de conhecimento mútuo, aprenderem a conhecer a problemática no olhar de cada membro da equipe. Sugiro cada um fazer um resumo da posição de seus colegas, assim, haverá uma compreensão e toda interferência negativa se dissolve podendo assim, caminharmos para o último estágio.
Estágio 4
Uma experiência muito profunda pois passamos por diversas etapas para formação, onde surgiu grande turbulência, padronização para finalmente entrarmos na execução.
A equipe está pronto e ávida por novas posições, sem interesses pessoais ou tentativas de converter ninguém.
Criaremos conjuntamente uma nova visão de forma clara e fácil. A atmosfera é de calma e alegria. Perceberá no final da reunião como muito nem irão sair da sala.
Quando fechamos este quarto passo, a equipe se fortalecerá e ficará pronta para novos desafios.
Resumindo
Estágio 1 Observar formação da equipe
Estágio 2 Incomodo e desconforto
Estágio 3 Padronização
Estágio 4 Execução
É muito importante estarem todos preparados para as reuniões, deve haver convocação, definição de passos, o que será tratado, como será trabalhado, muitos vezes até tempo de apresentações pessoais pré definidas, assim, será bem mais proveitoso estes encontros
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário