terça-feira, 28 de maio de 2013

Felicidade


O que as pessoas felizes fazem de diferente?

Seja no aspecto profissional como pessoal, mude a forma de encarar diversos aspectos de sua vida.

1. Não guarde rancor.
Perdoar á a solução e esquecer do que deixar seus sentimentos negativos dominarem seus sentimentos positivos. Guardar rancor tem um monte de efeitos prejudiciais sobre o seu bem-estar, incluindo aumento da depressão, ansiedade e estresse. Por que deixar alguém que o ofendeu ter poder sobre você? Se você esquecer os seus rancores, vai ganhar uma consciência clara e energia suficiente para apreciar as coisas boas da vida. Não se prenda o que muitas vezes são problemas pessoais de terceiros que não devemos assumir.
2. Trate a todos com bondade.
Você sabia que foi cientificamente provado que ser gentil faz você feliz? Toda vez que você realizar um ato altruísta, seu cérebro produz serotonina, um hormônio que facilita a tensão e eleva o seu espírito. Não só isso, mas tratar as pessoas com amor, dignidade e respeito, também permite que você construa relacionamentos mais fortes.
3. Veja os problemas como aprendizado. 
A palavra “problema” não faz parte do vocabulário de uma pessoa feliz. Um problema é visto como uma desvantagem, uma luta ou uma situação instável, quando um desafio é visto como algo positivo, como uma oportunidade, uma tarefa. Sempre que você enfrentar um obstáculo, tente olhar para isso como um aprendizado.
4. Expresse gratidão.
Há um ditado popular que diz algo assim: “As pessoas mais felizes não têm o melhor de tudo, elas fazem o melhor de tudo com o que elas têm.” Você terá um sentido mais profundo de contentamento se você contar suas bênçãos em vez de ansiar para o que você não tem . É incrível como muitas pessoas sofrem, desejam, e não produzem nada. Viva, aproveite sua saúde, respire você tem muito, se não acreditar, posso te levar em diversos locais que mudará de opinião.
5. Sonhe grande.
As pessoas que têm o hábito de sonhar grande são mais propensas a realizar seus objetivos do que aquelas que não o fazem. Se você se atreve a sonhar grande, sua mente vai colocar você em uma atitude focada e positiva.
6. Não se preocupe com as pequenas coisas.
As pessoas felizes se perguntam: “Será que este problema importa daqui a um ano?” Elas entendem que a vida é muito curta para ficar preocupado com situações triviais. Deixar os problemas rolarem à sua volta vai definitivamente colocar você à vontade para desfrutar das coisas mais importantes na vida.
7. Fale bem dos outros.
Ser bom é melhor do que ser mau. Fofocar pode ser divertido, mas geralmente deixa você se sentindo culpado e ressentido. Dizer coisas agradáveis sobre as outras pessoas o encoraja a pensar positivo, sem se preocupar em julgar as ações de outras pessoas.
8. Não procure culpados.
As pessoas felizes não culpam os outros por seus próprios fracassos na vida. Em vez disso, elas assumem seus erros e, ao fazer isso, elas proativamente tentam mudar para melhor.
9. Viva o presente.
As pessoas felizes não vivem no passado ou se preocupam com o futuro. Elas saboreiam o presente. Elas se deixam envolver em tudo o que está fazendo no momento. Param e cheiram as rosas.
10. Acorde no mesmo horário todos os dias.
Você já reparou que um monte de pessoas bem sucedidas tendem a ser madrugadores? Acordar no mesmo horário todas as manhãs estabiliza o seu metabolismo, aumenta a produtividade e coloca-o em um estado calmo e centrado.
11. Não se compare aos outros.
Todos trabalham em seu próprio ritmo, então por que se comparar com os outros? Se você acha que é melhor do que outra pessoa ganha um sentido não saudável de superioridade. Se você acha que alguém é melhor do que você acaba se sentindo mal sobre si mesmo. Você vai ser mais feliz se concentrar em seu próprio progresso.
12. Escolha seus amigos sabiamente. 
A miséria adora companhia. É por isso que é importante cercar-se de pessoas otimistas que vai incentivá-lo a atingir seus objetivos. Quanto mais energia positiva que você tem em torno de você, melhor vai se sentir.
13. Não busque a aprovação dos outros.
As pessoas felizes não importam com o que os outros pensam delas. Elas seguem seus próprios corações, sem deixar os pessimistas desencorajá-los. Elas entendem que é impossível agradar a todos. Escute o que as pessoas têm a dizer, mas nunca busque a aprovação de ninguém.
14. Aproveite seu tempo para ouvir.
Fale menos, ouça mais. Escutar mantém a mente aberta. Quanto mais intensamente você ouve, mais silencioso sua mente fica e mais conteúdo você absorve.
15. Cultive relacionamentos sociais.
Uma pessoa só é uma pessoa infeliz. As pessoas felizes entendem o quão importante é ter relações fortes e saudáveis. Sempre tenha tempo para encontrar e falar com sua família e amigos.
16. Medite.
Ficar no silêncio ajuda você a encontrar a sua paz interior. Você não tem que ser um mestre zen para alcançar a meditação. As pessoas felizes sabem como silenciar suas mentes em qualquer lugar e a qualquer hora que elas precisam acalmar seus nervos.
17. Coma bem.
Tudo que você come afeta diretamente a capacidade do seu corpo produzir hormônios, o que vai ditar o seu humor, energia e foco mental. Certifique-se de comer alimentos que irão manter sua mente e corpo em boa forma.
18. Faça exercícios.
Estudos têm demonstrado que o exercício aumenta os níveis de felicidade. Exercício também aumenta a sua auto-estima e dá uma maior sensação de auto-realização.
19. Viva com o que é realmente importante. 
As pessoas felizes mantêm poucas coisas ao seu redor porque elas sabem que coisas extras em excesso os deixam  sobrecarregados e estressados. Alguns estudos concluíram que os europeus são muito mais felizes do que os americanos, o que é interessante porque eles vivem em casas menores, dirigem carros mais simples e possuem menos ítens.
20. Diga a verdade. 
Mentir corrói a sua auto-estima e faz você antipático. A verdade o libertará. Ser honesto melhora sua saúde mental e faz com que os outros tenham mais confiança em você. Seja sempre verdadeiro e nunca peça desculpas por isso.
 21. Estabeleça o controle pessoal.
As pessoas felizes têm a capacidade de escolher seus próprios destinos. Elas não deixam os outros dizerem como devem viver suas vidas. Estar no controle completo de sua própria vida traz sentimentos positivos e um grande senso de auto-estima.
22. Aceite o que não pode ser alterado. 
Depois de aceitar o fato de que a vida não é justa, você vai estar mais em paz com você mesmo. Em vez de ficar obcecado sobre como a vida é injusta, se concentre apenas no que você pode controlar e mudar para melhor. Ouvi um ditado que dizia: "Problema sem solução, soluciona está" ou seja, se não tem o que fazer, pronto, vire a página, o que poderemos fazer com este aprendizado?


Qualquer dúvida e dicas entre em contato. Temos diversos parceiros que poderão lhe comprovar, demonstrar ou encaminha como meditação, academias e grupos para discutir estes pontos

Abraços


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Você está pronto

Você está realmente pronto para iniciar o processo de coaching?

Irá entrar em um processo de transformação onde irá aumentar o seu desempenho, aumentando os resultados positivos através de nossa metodologia, ferramentas e técnicas conduzidas por profissional (Coach) em parceria sinérgica e dinâmica com você (Coachee).

Algumas perguntas práticas:

- Você assume, se responsabiliza pelos seus atos e comportamentos ou terceiriza culpa e resultados principalmente quando negativos?
- Você é vitima?
- Aceita ser desafiado, confrontado interrompido e questionado?

Só digo uma coisa, VOCÊ PODE!

Abs

Estágios de Desenvolvimento das Equipes

A maioria das pessoas querem se relacionar com aqueles ao seu redor. Isso já facilita bastante nosso trabalho. E querem que estes relacionamentos tenham um significado. Com o desenvolvimento da equipe e com os indivíduos ganhando maior compreensão mútua, passaremos por 4 estágios.

Estágio 1
Quando reunimos equipes, conhecidos ou não, começará uma dança de meias verdades, pequenas mentiras uns fingem que concordam com os outros e assim segue pois todos querem se posicionar acima da média.
Para uma equipe ser positiva, produtiva, ela deve sair do fingimento e progredir a um ponto em que a verdade possa ser dita para que assim, as pessoas possam ser quem realmente são.

Estágio 2
Diferenças individuais irão surgir e voltaremos ao primeiro estágio. Muitos brigam para que sua versão seja a verdadeira e prevaleça suas atitudes e valores individuais.
A ideia é que enfrentem as diferenças, nós, como facilitadores, muitas vezes somos questionados como, deveríamos ser mais forte com aquela posição e etc.
Acredito que devemos encaminhar para a compreensão de valores e cargas culturais individuais porém, valores, metas institucionais deverão ser reconhecidas neste ambiente.

Estágio 3
Este é um dos mais difíceis pois, cada membro deverá ceder suas posições, renunciar suas versões ou realidades pessoais. Todos deverão estar dispostos a abraçar o ponto de vista comum. Membros tentarão escapar do CAOS impondo uma nova ordem criando equipes de projetos, comitês para dar as recomendações.
Importante trabalho de conhecimento mútuo, aprenderem a conhecer a problemática no olhar de cada membro da equipe. Sugiro cada um fazer um resumo da posição de seus colegas, assim, haverá uma compreensão e toda interferência negativa se dissolve podendo assim, caminharmos para o último estágio.

Estágio 4
Uma experiência muito profunda pois passamos por diversas etapas para formação, onde surgiu grande turbulência, padronização para finalmente entrarmos na execução.
A equipe está pronto e ávida por novas posições, sem interesses pessoais ou tentativas de converter ninguém.
Criaremos conjuntamente uma nova visão de forma clara e fácil. A atmosfera é de calma e alegria. Perceberá no final da reunião como muito nem irão sair da sala.
Quando fechamos este quarto passo, a equipe se fortalecerá e ficará pronta para novos desafios.

Resumindo
Estágio 1 Observar formação da equipe
Estágio 2 Incomodo e desconforto
Estágio 3 Padronização
Estágio 4 Execução

É muito importante estarem todos preparados para as reuniões, deve haver convocação, definição de passos, o que será tratado, como será trabalhado, muitos vezes até tempo de apresentações pessoais pré definidas, assim, será bem mais proveitoso estes encontros

Abraços

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Tempo Tempo Tempo


Constantemente pensamos, não vai dar tempo, e agora, o que fazer, como lidar com isso, é incrível que, com tantas ferramentas, que deveriam possibilitar melhor qualidade de vida, e, ao contrário, viramos escravos do tempo e da tecnologia.
Vamos falar sobre a TRÍADE DO TEMPO, são 3 ponteiros, 3 períodos, manhã, tarde e noite, passado, presente e futuro as datas são 3 números enfim: "O tempo é uma tríade composta de atividades importantes, urgentes e circunstanciais".  
Primeiramente vamos falar do Importante, é o que realmente é relevante a sua vida, aqueles momentos que trazem resultados a curto, médio ou a longo prazo.
O que é importante não é urgente, por exemplo, fazer uma consulta médica, é importante, preventiva agora um ataque cardíaco é urgente a acontece, muitas vezes por negligência. Sabemos que tem diversos casos hereditários, mas mesmo assim, deve ter muito mais cuidado.
O urgente é, muitas vezes o importante que não foi realizado no tempo correto.

Aproveitando este gancho vamos falar da Esfera Urgente do tempo
É exatamente aquelas que devem ser feitas imediatamente, o tempo se esgotou, precisa correr, aquele relatório solicitado de última hora. Normalmente causam estresse.
Infelizmente, acostumamos com o urgente e com isso, deixamos de lado o que realmente é importante. Pense na frequência do dentista, manutenção do carro, Saúde em geral, orçamento pessoal.
Volto, a negligência é o principal causador de vivermos em regime de Urgências.

E a última, a Esfera Circunstancial
Pense o quanto perde tempo diariamente, seja com televisão, internet, jogos, certas reuniões sem propósito entre muitas outras. Sem falar em trânsito, corredores, distâncias que podem ser economizadas com tanta tecnologia disponível. Marcamos por exemplo dezenas de reuniões quando, deveriam ser agendas via Skype por exemplo.
Muitos alegam que o importante se mistura com urgente e mesmo o Circunstancial pode ser importante. Não acredito, o conceito é bastante claro, não devemos nos auto sabotar.
Quem tiver interesse, envie um e-mail e encaminharei um exercício para perceberem como utilizam seu tempo.
Forte abraço
Lotito


quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dinâmica de Vendas e Isaac Newton


Parte do desenvolvimento do trabalho de treinamento para o Varejo surgiu das Leis de Newton. Elas facilitaram a definição de Dinâmica e assim, a compreensão sobre este trabalho.



Primeira Lei de Newton para o movimento: a Lei da Inércia
“Todo o corpo tende a permanecer em estado de repouso ou de movimento em linha reta e com velocidade constante, se nenhuma força atuar sobre ele”.

Esta primeira Lei é de 1687 de Sir Isaac Newton, acredito ser o marco para o início de nossos trabalhos, pois é exatamente do Estado que queremos sair.
Aqui é momento de percebermos o momento de dar o START, e começarmos criar os movimentos necessários para mudar nossas atitudes e comportamentos, pensarmos nos resultados, planejarmos como criar as mudanças necessárias.



A segunda lei de Newton
“A mudança do movimento é proporcional à força motriz impressa, e se faz segundo a linha reta pela qual se imprime essa força”.

Qual é a força que colocaremos em nossa equipe, aqui é onde exatamente entra o nosso trabalho. Vamos aplicar treinamentos, movimentos, criar ambiente adequado e os resultados serão práticos.
O primeiro passo é o mais difícil, depois, mantendo sempre novas técnicas e ferramentas apropriadas, aumentaremos esta força constantemente acho este o ideal, sempre aplicar novos conhecimentos, substituir nossa locomotiva a carvão por trens de alta velocidade.
Temos que ter mente esta Dinâmica positiva, assumirmos os personagens, decorar nossos papeis, avaliar, ouvir os aplausos, silêncio, vaias porque não e corrigir diariamente nossa obra.  


Terceira lei de Newton: ação e reação
terceira lei de Newton diz que para qualquer força aplicada sobre um corpo, este oferece uma reação, ou seja, este corpo reage imprimindo uma força de mesmo módulo, na mesma direção da força aplicada, porém com sentido contrário. Um modo bem simples de se aceitar isto é aplicar uma força em uma parede sólida. A reação oferecida pela parede faz com que o agente recue proporcionalmente à intensidade da força aplicada.

Toda ação gera uma reação, este é um ponto importantíssimo pois, aplicando a força de forma correta, teremos os resultados esperado na mesma intensidade de nossas ações. Faremos uma força para atrair clientes, sendo da forma correta, este virá e principalmente fidelizará com sua empresa.
Precisamos esclarecer cada ponto como deve ser determinado pois, qualquer erro, será como a parede sólida e nos arrebentaremos.
Vamos juntos aplicar estas técnicas, tenho certeza que os resultados serão uma grande surpresa.

No próximo post, vamos falar sobre A Lei da Atração.

Sucesso e muita Luz a todos. 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Trabalho em Equipe

O propósito do trabalho em equipe é, simplesmente o aumento de desempenho.
Parece óbvio, mas, é comum perceber as sabotagens nos trabalhos e consequentemente nos resultados. Infelizmente, estes pequenos seres, desejam uma promoção pessoal, vaidade ou outros motivos que irão refletir no resultado de toda equipe.
Estes comportamentos não devem influenciá-lo pois, "o desejo comum tipicamente do ser humano é de estar em comunhão".

Temos milhares de pontos a serem trabalhados como:

* medo de ser dominado;
* falta de confiança em outros membros da equipe;
* necessidade de liderar;
* necessidade de iniciativa;
* falta de clareza sobre tarefas e objetivos;
* interesses pessoais;
* processos de trabalho;
* rivalidade;
* crenças pessoais.

Agora, uma equipe bem sucedida, será percebida por:

* Não existe aparentemente hierarquia;
* ouvir e compreender o próximo;
* as conversas são desafiadoras e construtivas;
* perseguem-se objetivos e todos se motivam mutuamente;
* atividades direcionadas;
* sentimento intuitivo de cada atividade;
* pedidos e ofertas de colaboração;
* bem-estar interno;
* responsabilidade para atingir objetivos.

Para facilitar tudo isso, parto do tripé QUEM, O QUE/QUAL e COMO.

O QUE
Criar uma visão comum. Temos que conhecer os valores individuais e perceber qual direção a equipe está tomando. Trabalhas estes pontos, teremos uma visão comum e a mesma percepção para trabalharmos.
Mesmo que existam motivadores individuais, os valores devem ser os mesmos.

COMO ou MODUS OPERANDI
Quando todos compreendem os valores e sua missão, temos que traçar a melhor forma de atingir os objetivos. Como falamos anteriormente, todos querem trabalhar em comunhão, bem estar e fazer o seu melhor. Acredito que reuniões constantes, diálogos, canais de comunicação para evoluir em um processo claro para todos.

QUEM
Sugiro que toda equipe escreva quais seus objetivos pessoais, posteriormente, farão uma apresentação destes objetivos. Muito interessante pois alguns elevarão suas metas, enquanto aqueles que tem grandes ambições, puxaram os outros pois tem clareza em seus alvos.
Outro ponto de QUEM é, nomear responsáveis por atividades. Nos treinamentos presenciais, faremos exercícios do papel de cada membro da equipe em cada situação.

FEEDBACK
Em todo processo, haverá a necessidade de constante feedback para ajustar o foco da equipe e abir diálogo. Como devem ser feito, por que não é feito da forma correta, o que incomoda quem, e realinhar.

Vamos criar um pensamento comum, em grupo para atingir os objetivos de todos. Quando cada um saber o seu posicionamento, saber o que o outro está pensando, os resultados serão claros e leves.
Vi um vendedor outro dia, separando um peça de roupa na frente de um provável cliente, este, quando percebeu aquela peça sendo separada, ficou muito curioso e acabou comprando outra semelhante. Percebe, durante um atendimento, o vendedor que estava teoricamente parado, aguardando novo cliente, fez uma interferência que resultou em venda.
Com o tempo estas pequenos atos trarão resultados fantásticos.

Abraços