terça-feira, 18 de junho de 2013

Crenças bloqueadoras


Em todos os treinamentos, temos aqueles participantes que não acreditam em mudanças, ou, aqueles pensamentos como, comigo nada disso acontece.

Antes cito aquela máxima de Henri Ford que disse; "Se você acredita que pode fazer ou se acredita que não pode fazer, saiba que em qualquer opção estará certo".

A ideia hoje é sugerir um caminho para essa mudança, se você está aqui, o primeiro passo, ou a primeira teclada já foi dada.

Você precisa ser honesto com você mesmo, precisa querer, pois, só haverá crescimento e resultado com trabalho, determinação e mudança de pensamentos.

O caminho é criar perguntas básicas, vou sugerir um formato e adapte a sua realidade e seu momento, pode ser aplicado em diversas situações inclusive pessoais.

Os passos são simples, então, apenas responda para você mesmo, sugiro copiar e responderem por escrito estas perguntas.

1. Qual é o problema?
    Pense em um problema específico que deseja, necessitar mudar. Apenas 2 ou 3 minutos para esta resposta.

2. Que emoção você está sentindo?
    Pode ser raiva, medo, pânico, indiferença, frustração, culpa, ódio, tristeza. Tente identificar com uma palavra.

3. Que sensações físicas você está tendo?
    Alguma tensão, dor, explore todo seu corpo, respiração acelerada, coração disparado, estomago, como está?

4. Sobre o que você está pensando?
    O que está passando por sua mente agora? Medo, preocupação, quais programações consegue identificar? Gaste alguns minutos a mais para descrever estas sensações.
    Esta etapa é um momento em que, convoca o espectador interno, e dá início a um processo de desassociação de pensamentos.

5. Qual é a pior coisa que poderia acontecer nessa situação?
    Qual é o seu maior medo especificamente? Perder o emprego, a venda, a amizade enfim, será um momento que levantará seus piores medos e isso é muito bom mas, na verdade, perceberá que as chances de realmente acontecer algo tão radical é realmente difícil as chances são pequenas.

6. Qual a melhor coisa que poderia acontecer nessa situação?
    Qual a melhor coisa que poderia acontecer, o ideal para essa área de sua vida ou momento de sua vida?
    Isso é difícil e muitas vezes deixamos em uma área do impossível ou inexistente em nossa mente, mas, precisamos desenhar esta Cena e nos focarmos nela. Fixe somente o positivo em sua mente.
     Lembre-se, Nunca esqueça os seus SONHOS.

7. O que está te limitando ou impedindo de realizar o que deseja?
    Agora é o núcleo do problema, hora de fugir das desculpas e assumirmos uma nova postura. Uns dizem falta de dinheiro, amizades, diplomas entre outras, será que realmente isso lhe impossibilita de correr atrás de seus sonhos, existem milhares de exemplos em todas as áreas de sucesso, olhe ao seu redor.

8. Crie as afirmações para neutralizar e corrigir essas crenças negativas e limitadoras.
    Deve ser curta e simples, algo como, " Eu sou bom suficientemente para isso...., Eu agora estou criando abundância em minha vida,,,, Tenho uma vida saudável e confortável..., entre muitas e muitas outras sugestões.
    Sua crença deve ser o oposto da crença central negativa, transformando uma frase limitadora ou negativa em uma positiva e mais ampla.

9. Fale ou escreva sua afirmação repetidamente, durante muitos dias.
    Escreva em letras grandes e coloque em lugares estratégicos como no espelho para, logo cedo se ver frente a frente com sua nova realidade, no carro, onde, quando estiver estressado, parado no trânsito, reveja  ou reforce os pensamentos.

CUIDADO COM O QUE DIZ, AS PALAVRAS TEM PODER

Além de todo esse processo, não esqueça das atitudes, por exemplo, Levo uma vida saudável... comece a andar, caminhar, verificar e cuidar da alimentação e etc. Quando repete os pensamento centenas ou milhares de vezes, começará a assimilar esta nova realidade a sua vida.

Dica, escreva tudo isso, quando terminar e estiver bem completo, jogue fora as crenças negativas e sempre melhore as crenças positivas.

Costumo dizer que não erramos e não falhamos, tivemos diversas experiências de aprendizado.

Escreva a sua história e conte comigo não se esqueça que o final ainda está aberto, vamos criá-lo da melhor forma possível.

Abraços
Rogério Lotito Siufi
Coach



sexta-feira, 14 de junho de 2013

Pense nisso!

"O QUE VOCÊ QUER FAZER O RESTO DE SUA VIDA?"

Pense nisso, se não souber, na próxima semana publicarei algumas dicas de como chegar a uma resposta.
Abraços e ótimo final de semana.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Felicidade


O que as pessoas felizes fazem de diferente?

Seja no aspecto profissional como pessoal, mude a forma de encarar diversos aspectos de sua vida.

1. Não guarde rancor.
Perdoar á a solução e esquecer do que deixar seus sentimentos negativos dominarem seus sentimentos positivos. Guardar rancor tem um monte de efeitos prejudiciais sobre o seu bem-estar, incluindo aumento da depressão, ansiedade e estresse. Por que deixar alguém que o ofendeu ter poder sobre você? Se você esquecer os seus rancores, vai ganhar uma consciência clara e energia suficiente para apreciar as coisas boas da vida. Não se prenda o que muitas vezes são problemas pessoais de terceiros que não devemos assumir.
2. Trate a todos com bondade.
Você sabia que foi cientificamente provado que ser gentil faz você feliz? Toda vez que você realizar um ato altruísta, seu cérebro produz serotonina, um hormônio que facilita a tensão e eleva o seu espírito. Não só isso, mas tratar as pessoas com amor, dignidade e respeito, também permite que você construa relacionamentos mais fortes.
3. Veja os problemas como aprendizado. 
A palavra “problema” não faz parte do vocabulário de uma pessoa feliz. Um problema é visto como uma desvantagem, uma luta ou uma situação instável, quando um desafio é visto como algo positivo, como uma oportunidade, uma tarefa. Sempre que você enfrentar um obstáculo, tente olhar para isso como um aprendizado.
4. Expresse gratidão.
Há um ditado popular que diz algo assim: “As pessoas mais felizes não têm o melhor de tudo, elas fazem o melhor de tudo com o que elas têm.” Você terá um sentido mais profundo de contentamento se você contar suas bênçãos em vez de ansiar para o que você não tem . É incrível como muitas pessoas sofrem, desejam, e não produzem nada. Viva, aproveite sua saúde, respire você tem muito, se não acreditar, posso te levar em diversos locais que mudará de opinião.
5. Sonhe grande.
As pessoas que têm o hábito de sonhar grande são mais propensas a realizar seus objetivos do que aquelas que não o fazem. Se você se atreve a sonhar grande, sua mente vai colocar você em uma atitude focada e positiva.
6. Não se preocupe com as pequenas coisas.
As pessoas felizes se perguntam: “Será que este problema importa daqui a um ano?” Elas entendem que a vida é muito curta para ficar preocupado com situações triviais. Deixar os problemas rolarem à sua volta vai definitivamente colocar você à vontade para desfrutar das coisas mais importantes na vida.
7. Fale bem dos outros.
Ser bom é melhor do que ser mau. Fofocar pode ser divertido, mas geralmente deixa você se sentindo culpado e ressentido. Dizer coisas agradáveis sobre as outras pessoas o encoraja a pensar positivo, sem se preocupar em julgar as ações de outras pessoas.
8. Não procure culpados.
As pessoas felizes não culpam os outros por seus próprios fracassos na vida. Em vez disso, elas assumem seus erros e, ao fazer isso, elas proativamente tentam mudar para melhor.
9. Viva o presente.
As pessoas felizes não vivem no passado ou se preocupam com o futuro. Elas saboreiam o presente. Elas se deixam envolver em tudo o que está fazendo no momento. Param e cheiram as rosas.
10. Acorde no mesmo horário todos os dias.
Você já reparou que um monte de pessoas bem sucedidas tendem a ser madrugadores? Acordar no mesmo horário todas as manhãs estabiliza o seu metabolismo, aumenta a produtividade e coloca-o em um estado calmo e centrado.
11. Não se compare aos outros.
Todos trabalham em seu próprio ritmo, então por que se comparar com os outros? Se você acha que é melhor do que outra pessoa ganha um sentido não saudável de superioridade. Se você acha que alguém é melhor do que você acaba se sentindo mal sobre si mesmo. Você vai ser mais feliz se concentrar em seu próprio progresso.
12. Escolha seus amigos sabiamente. 
A miséria adora companhia. É por isso que é importante cercar-se de pessoas otimistas que vai incentivá-lo a atingir seus objetivos. Quanto mais energia positiva que você tem em torno de você, melhor vai se sentir.
13. Não busque a aprovação dos outros.
As pessoas felizes não importam com o que os outros pensam delas. Elas seguem seus próprios corações, sem deixar os pessimistas desencorajá-los. Elas entendem que é impossível agradar a todos. Escute o que as pessoas têm a dizer, mas nunca busque a aprovação de ninguém.
14. Aproveite seu tempo para ouvir.
Fale menos, ouça mais. Escutar mantém a mente aberta. Quanto mais intensamente você ouve, mais silencioso sua mente fica e mais conteúdo você absorve.
15. Cultive relacionamentos sociais.
Uma pessoa só é uma pessoa infeliz. As pessoas felizes entendem o quão importante é ter relações fortes e saudáveis. Sempre tenha tempo para encontrar e falar com sua família e amigos.
16. Medite.
Ficar no silêncio ajuda você a encontrar a sua paz interior. Você não tem que ser um mestre zen para alcançar a meditação. As pessoas felizes sabem como silenciar suas mentes em qualquer lugar e a qualquer hora que elas precisam acalmar seus nervos.
17. Coma bem.
Tudo que você come afeta diretamente a capacidade do seu corpo produzir hormônios, o que vai ditar o seu humor, energia e foco mental. Certifique-se de comer alimentos que irão manter sua mente e corpo em boa forma.
18. Faça exercícios.
Estudos têm demonstrado que o exercício aumenta os níveis de felicidade. Exercício também aumenta a sua auto-estima e dá uma maior sensação de auto-realização.
19. Viva com o que é realmente importante. 
As pessoas felizes mantêm poucas coisas ao seu redor porque elas sabem que coisas extras em excesso os deixam  sobrecarregados e estressados. Alguns estudos concluíram que os europeus são muito mais felizes do que os americanos, o que é interessante porque eles vivem em casas menores, dirigem carros mais simples e possuem menos ítens.
20. Diga a verdade. 
Mentir corrói a sua auto-estima e faz você antipático. A verdade o libertará. Ser honesto melhora sua saúde mental e faz com que os outros tenham mais confiança em você. Seja sempre verdadeiro e nunca peça desculpas por isso.
 21. Estabeleça o controle pessoal.
As pessoas felizes têm a capacidade de escolher seus próprios destinos. Elas não deixam os outros dizerem como devem viver suas vidas. Estar no controle completo de sua própria vida traz sentimentos positivos e um grande senso de auto-estima.
22. Aceite o que não pode ser alterado. 
Depois de aceitar o fato de que a vida não é justa, você vai estar mais em paz com você mesmo. Em vez de ficar obcecado sobre como a vida é injusta, se concentre apenas no que você pode controlar e mudar para melhor. Ouvi um ditado que dizia: "Problema sem solução, soluciona está" ou seja, se não tem o que fazer, pronto, vire a página, o que poderemos fazer com este aprendizado?


Qualquer dúvida e dicas entre em contato. Temos diversos parceiros que poderão lhe comprovar, demonstrar ou encaminha como meditação, academias e grupos para discutir estes pontos

Abraços


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Você está pronto

Você está realmente pronto para iniciar o processo de coaching?

Irá entrar em um processo de transformação onde irá aumentar o seu desempenho, aumentando os resultados positivos através de nossa metodologia, ferramentas e técnicas conduzidas por profissional (Coach) em parceria sinérgica e dinâmica com você (Coachee).

Algumas perguntas práticas:

- Você assume, se responsabiliza pelos seus atos e comportamentos ou terceiriza culpa e resultados principalmente quando negativos?
- Você é vitima?
- Aceita ser desafiado, confrontado interrompido e questionado?

Só digo uma coisa, VOCÊ PODE!

Abs

Estágios de Desenvolvimento das Equipes

A maioria das pessoas querem se relacionar com aqueles ao seu redor. Isso já facilita bastante nosso trabalho. E querem que estes relacionamentos tenham um significado. Com o desenvolvimento da equipe e com os indivíduos ganhando maior compreensão mútua, passaremos por 4 estágios.

Estágio 1
Quando reunimos equipes, conhecidos ou não, começará uma dança de meias verdades, pequenas mentiras uns fingem que concordam com os outros e assim segue pois todos querem se posicionar acima da média.
Para uma equipe ser positiva, produtiva, ela deve sair do fingimento e progredir a um ponto em que a verdade possa ser dita para que assim, as pessoas possam ser quem realmente são.

Estágio 2
Diferenças individuais irão surgir e voltaremos ao primeiro estágio. Muitos brigam para que sua versão seja a verdadeira e prevaleça suas atitudes e valores individuais.
A ideia é que enfrentem as diferenças, nós, como facilitadores, muitas vezes somos questionados como, deveríamos ser mais forte com aquela posição e etc.
Acredito que devemos encaminhar para a compreensão de valores e cargas culturais individuais porém, valores, metas institucionais deverão ser reconhecidas neste ambiente.

Estágio 3
Este é um dos mais difíceis pois, cada membro deverá ceder suas posições, renunciar suas versões ou realidades pessoais. Todos deverão estar dispostos a abraçar o ponto de vista comum. Membros tentarão escapar do CAOS impondo uma nova ordem criando equipes de projetos, comitês para dar as recomendações.
Importante trabalho de conhecimento mútuo, aprenderem a conhecer a problemática no olhar de cada membro da equipe. Sugiro cada um fazer um resumo da posição de seus colegas, assim, haverá uma compreensão e toda interferência negativa se dissolve podendo assim, caminharmos para o último estágio.

Estágio 4
Uma experiência muito profunda pois passamos por diversas etapas para formação, onde surgiu grande turbulência, padronização para finalmente entrarmos na execução.
A equipe está pronto e ávida por novas posições, sem interesses pessoais ou tentativas de converter ninguém.
Criaremos conjuntamente uma nova visão de forma clara e fácil. A atmosfera é de calma e alegria. Perceberá no final da reunião como muito nem irão sair da sala.
Quando fechamos este quarto passo, a equipe se fortalecerá e ficará pronta para novos desafios.

Resumindo
Estágio 1 Observar formação da equipe
Estágio 2 Incomodo e desconforto
Estágio 3 Padronização
Estágio 4 Execução

É muito importante estarem todos preparados para as reuniões, deve haver convocação, definição de passos, o que será tratado, como será trabalhado, muitos vezes até tempo de apresentações pessoais pré definidas, assim, será bem mais proveitoso estes encontros

Abraços

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Tempo Tempo Tempo


Constantemente pensamos, não vai dar tempo, e agora, o que fazer, como lidar com isso, é incrível que, com tantas ferramentas, que deveriam possibilitar melhor qualidade de vida, e, ao contrário, viramos escravos do tempo e da tecnologia.
Vamos falar sobre a TRÍADE DO TEMPO, são 3 ponteiros, 3 períodos, manhã, tarde e noite, passado, presente e futuro as datas são 3 números enfim: "O tempo é uma tríade composta de atividades importantes, urgentes e circunstanciais".  
Primeiramente vamos falar do Importante, é o que realmente é relevante a sua vida, aqueles momentos que trazem resultados a curto, médio ou a longo prazo.
O que é importante não é urgente, por exemplo, fazer uma consulta médica, é importante, preventiva agora um ataque cardíaco é urgente a acontece, muitas vezes por negligência. Sabemos que tem diversos casos hereditários, mas mesmo assim, deve ter muito mais cuidado.
O urgente é, muitas vezes o importante que não foi realizado no tempo correto.

Aproveitando este gancho vamos falar da Esfera Urgente do tempo
É exatamente aquelas que devem ser feitas imediatamente, o tempo se esgotou, precisa correr, aquele relatório solicitado de última hora. Normalmente causam estresse.
Infelizmente, acostumamos com o urgente e com isso, deixamos de lado o que realmente é importante. Pense na frequência do dentista, manutenção do carro, Saúde em geral, orçamento pessoal.
Volto, a negligência é o principal causador de vivermos em regime de Urgências.

E a última, a Esfera Circunstancial
Pense o quanto perde tempo diariamente, seja com televisão, internet, jogos, certas reuniões sem propósito entre muitas outras. Sem falar em trânsito, corredores, distâncias que podem ser economizadas com tanta tecnologia disponível. Marcamos por exemplo dezenas de reuniões quando, deveriam ser agendas via Skype por exemplo.
Muitos alegam que o importante se mistura com urgente e mesmo o Circunstancial pode ser importante. Não acredito, o conceito é bastante claro, não devemos nos auto sabotar.
Quem tiver interesse, envie um e-mail e encaminharei um exercício para perceberem como utilizam seu tempo.
Forte abraço
Lotito


quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dinâmica de Vendas e Isaac Newton


Parte do desenvolvimento do trabalho de treinamento para o Varejo surgiu das Leis de Newton. Elas facilitaram a definição de Dinâmica e assim, a compreensão sobre este trabalho.



Primeira Lei de Newton para o movimento: a Lei da Inércia
“Todo o corpo tende a permanecer em estado de repouso ou de movimento em linha reta e com velocidade constante, se nenhuma força atuar sobre ele”.

Esta primeira Lei é de 1687 de Sir Isaac Newton, acredito ser o marco para o início de nossos trabalhos, pois é exatamente do Estado que queremos sair.
Aqui é momento de percebermos o momento de dar o START, e começarmos criar os movimentos necessários para mudar nossas atitudes e comportamentos, pensarmos nos resultados, planejarmos como criar as mudanças necessárias.



A segunda lei de Newton
“A mudança do movimento é proporcional à força motriz impressa, e se faz segundo a linha reta pela qual se imprime essa força”.

Qual é a força que colocaremos em nossa equipe, aqui é onde exatamente entra o nosso trabalho. Vamos aplicar treinamentos, movimentos, criar ambiente adequado e os resultados serão práticos.
O primeiro passo é o mais difícil, depois, mantendo sempre novas técnicas e ferramentas apropriadas, aumentaremos esta força constantemente acho este o ideal, sempre aplicar novos conhecimentos, substituir nossa locomotiva a carvão por trens de alta velocidade.
Temos que ter mente esta Dinâmica positiva, assumirmos os personagens, decorar nossos papeis, avaliar, ouvir os aplausos, silêncio, vaias porque não e corrigir diariamente nossa obra.  


Terceira lei de Newton: ação e reação
terceira lei de Newton diz que para qualquer força aplicada sobre um corpo, este oferece uma reação, ou seja, este corpo reage imprimindo uma força de mesmo módulo, na mesma direção da força aplicada, porém com sentido contrário. Um modo bem simples de se aceitar isto é aplicar uma força em uma parede sólida. A reação oferecida pela parede faz com que o agente recue proporcionalmente à intensidade da força aplicada.

Toda ação gera uma reação, este é um ponto importantíssimo pois, aplicando a força de forma correta, teremos os resultados esperado na mesma intensidade de nossas ações. Faremos uma força para atrair clientes, sendo da forma correta, este virá e principalmente fidelizará com sua empresa.
Precisamos esclarecer cada ponto como deve ser determinado pois, qualquer erro, será como a parede sólida e nos arrebentaremos.
Vamos juntos aplicar estas técnicas, tenho certeza que os resultados serão uma grande surpresa.

No próximo post, vamos falar sobre A Lei da Atração.

Sucesso e muita Luz a todos. 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Trabalho em Equipe

O propósito do trabalho em equipe é, simplesmente o aumento de desempenho.
Parece óbvio, mas, é comum perceber as sabotagens nos trabalhos e consequentemente nos resultados. Infelizmente, estes pequenos seres, desejam uma promoção pessoal, vaidade ou outros motivos que irão refletir no resultado de toda equipe.
Estes comportamentos não devem influenciá-lo pois, "o desejo comum tipicamente do ser humano é de estar em comunhão".

Temos milhares de pontos a serem trabalhados como:

* medo de ser dominado;
* falta de confiança em outros membros da equipe;
* necessidade de liderar;
* necessidade de iniciativa;
* falta de clareza sobre tarefas e objetivos;
* interesses pessoais;
* processos de trabalho;
* rivalidade;
* crenças pessoais.

Agora, uma equipe bem sucedida, será percebida por:

* Não existe aparentemente hierarquia;
* ouvir e compreender o próximo;
* as conversas são desafiadoras e construtivas;
* perseguem-se objetivos e todos se motivam mutuamente;
* atividades direcionadas;
* sentimento intuitivo de cada atividade;
* pedidos e ofertas de colaboração;
* bem-estar interno;
* responsabilidade para atingir objetivos.

Para facilitar tudo isso, parto do tripé QUEM, O QUE/QUAL e COMO.

O QUE
Criar uma visão comum. Temos que conhecer os valores individuais e perceber qual direção a equipe está tomando. Trabalhas estes pontos, teremos uma visão comum e a mesma percepção para trabalharmos.
Mesmo que existam motivadores individuais, os valores devem ser os mesmos.

COMO ou MODUS OPERANDI
Quando todos compreendem os valores e sua missão, temos que traçar a melhor forma de atingir os objetivos. Como falamos anteriormente, todos querem trabalhar em comunhão, bem estar e fazer o seu melhor. Acredito que reuniões constantes, diálogos, canais de comunicação para evoluir em um processo claro para todos.

QUEM
Sugiro que toda equipe escreva quais seus objetivos pessoais, posteriormente, farão uma apresentação destes objetivos. Muito interessante pois alguns elevarão suas metas, enquanto aqueles que tem grandes ambições, puxaram os outros pois tem clareza em seus alvos.
Outro ponto de QUEM é, nomear responsáveis por atividades. Nos treinamentos presenciais, faremos exercícios do papel de cada membro da equipe em cada situação.

FEEDBACK
Em todo processo, haverá a necessidade de constante feedback para ajustar o foco da equipe e abir diálogo. Como devem ser feito, por que não é feito da forma correta, o que incomoda quem, e realinhar.

Vamos criar um pensamento comum, em grupo para atingir os objetivos de todos. Quando cada um saber o seu posicionamento, saber o que o outro está pensando, os resultados serão claros e leves.
Vi um vendedor outro dia, separando um peça de roupa na frente de um provável cliente, este, quando percebeu aquela peça sendo separada, ficou muito curioso e acabou comprando outra semelhante. Percebe, durante um atendimento, o vendedor que estava teoricamente parado, aguardando novo cliente, fez uma interferência que resultou em venda.
Com o tempo estas pequenos atos trarão resultados fantásticos.

Abraços

quinta-feira, 18 de abril de 2013

QUAL É O SEU PAPEL

O Sábio caminhava pelas montanha quando viu uma grande obra.
Aproximou-se para observa melhor e resolveu perguntar ao operário o que fazia e assim o fez:
- Meu bom homem, o que está fazendo?
Este o olhou rapidamente e respondeu de forma indiferente:
- Trabalhando.
Caminhou para um segundo trabalhador que respondeu rispidamente:
- Quebrando pedras, não está vendo.
Não estava contente e insistiu com um terceiro trabalhador que respondeu com um sorriso:
- Estou construindo um Palácio, onde o povo será governado e trará fartura e felicidade a todos.
Pode perceber assim que, mesmo fazendo o mesmo trabalho, quebrando pedras, em suas mentes não faziam o mesmo trabalho.
O terceiro trabalhava por um causa muito maior e assim, sua postura diante atividades era muito melhor e mais produtiva.
Você pode ter um dia de trabalho ou construir uma carreira, um time ou uma nação.
Temos que escolher qual é o nosso papel de forma grandiosa e não, executar de forma automática, mecânica nossas atividades.

" A CONSCIÊNCIA É O CATALISADOR DA MUDANÇA.
A MUDANÇA PRECEDE O CRESCIMENTO.
O CRESCIMENTO É A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI."



sexta-feira, 12 de abril de 2013

Comunicação - O que é mais difícil, falar ou ouvir?


Comunicação - O que é mais difícil na comunicação, falar ou ouvir?


Apesar de falar ser uma das maiores dificuldades dos executivos, em alguns casos gerando até pânico na véspera de apresentações, vou dizer uma coisa, ouvir é ainda mais difícil.
Acredito que faculdades deveriam ter uma cadeira de comunicação com destaque especial em audição. Não falo apenas em ouvir, mas perceber a movimentação, gestual, posturas, até roupas entre outros sinais importantíssimos.
Ouvir é essencial, mas, como parece passivo é frequentemente subestimado. Vou falar mais uma coisa, quem conduz uma conversa é o bom ouvinte.
Estamos diante de um processo de decifrar pessoas, e com isso, fazer intervenções corretas e quando atingimos o ponto que desejamos, é maravilhoso os resultados.

A primeira regra básica é: Não interrompa.
Veja como, quando estamos com crianças próximas, damos o tempo necessário, nos preocupamos com o que estão sentindo, e não somente com o que estão sentindo. Esta mesma cortesia é oferecida aos idosos, deficientes ou barreira na linguagem. Por que não ouvimos a todos desta maneira?
Um dos grandes problemas é que o comunicador espera uma informação e não percebe os sinais mais importantes que seu público lhe oferece. Também, uma preocupação em saber se o mesmo compreendeu sua mensagem quando, muitas vezes, você está passando a mensagem de forma errada. Cada indivíduo tem um canal diferente para receber uma mensagem. Mesmo quando o ouvinte está divagando e é tentador fazer um corte abrupto, ouça com atenção e perceba a forma de construção de pensamento desta pessoa e assim, trabalhar e optar pelo melhor canal de comunicação.
Quando interrompemos alguém, cortamos o fio do pensamento e assim perderemos o ritmo e demora a reconquistar a mesma fluência.
Existem várias formas, as piores é começar a distrair o olhar, fazer anotações, chamar alguém enfim, alguns gestos são até pouco educados.
Qualquer distração é uma interrupção potencial, e estas são fatais para os resultados.

Mostre empatia: Não condene nem discuta ou assuma ares de superioridade;
 Todos detestam quando o interlocutor toma certas posturas como, “você não sabia”, “porque não faz assim”, “qualquer um sabe disso”. Ao invés de dizer algo como “não acredito que possa ter feito algo tão estúpido” diga “não seja tão duro consigo mesmo, todos cometem erros”.
Outro clássico diga, “Sinto muito que tenha sido dispensado, você está bem?” Ao invés de, “eu disse que seria demitido se tirasse mais licenças médicas”.
Menosprezar, olhar com superioridade ou condenando certas atitudes é muito negativo.
Um conselho: “ Se você não puder dizer algo agradável, não diga nada”. Isto lhe transformará no tipo de ouvinte no qual as pessoas sentem vontade de falar, e isto será uma grande vitória.

Fique perto, mas não seja invasivo.
Na maioria das culturas, fique um braço de distância, com intimidade isto pode mudar, mas tome esta regra para o dia a dia. Outra dica, tocar, muito, mas muito cuidado, pode ser ofensivo, mesmo que queira ajudar. Existem algumas crianças em salas de aula que, um simples toque nas costas durante a aula, os deixarão atentos e acolhidos, outros, será um desconforto enorme, principalmente crianças com Síndromes e Transtornos podendo até desencadear crises.
A medida é um braço, fique atento aos sinais, se a pessoa começar a virar de lado, cruzar os braços, tensa, estará desconfortável e, se ficar muito distante, poderá desviar o olhar, procurando uma forma de ir embora irá parar de falar.

Envolva-se, mas sem exageros.
Quando conseguimos algumas informações, ou sucesso na comunicação, os seja, está falando o que você quer ouvir, acene com a cabeça, diga apenas “entendo”, “certo” não interrompa pois assim, incentiva a pessoa a continuar. O silêncio pode ser desconcertante e perder este momento importante.
Cuidado com o exagero, desde um olhar fixo, sem piscar, até a intensidade que recebe uma informação. O Exagero denota falsidade e muitas vezes afastam as pessoas.

Linguagem Corporal
O simples ângulo do seu corpo ou a expressão do seu rosto pode sinalizar o futuro da comunicação tanto positivo como negativamente pode ser agressivo ou acolhedor.
Acenar suavemente a cabeça, sorrir, inclinar-se para frente, contato visual são reforços positivos na comunicação que acontece de forma natural na maioria das pessoas.
Se você deseja respostas positivas, não manipule as pessoas, intencionalmente ou não, pois os resultados em longo prazo serão desastrosos.

Fale sobre si, mas não fique íntimo rápido demais.
A boa conversa é uma via de mão dupla. Não adianta fazer as perguntas certas, se não oferecer algo também. É essencial expor algo se quiser que as pessoas continuem falando de modo que você ouça coisas que valha a pena.
Escolha cuidadosamente o que vai revelar, se errar, é melhor que seja por revelar menos. Guarde as informações para o momento oportuno, pois poderá ficar sem respostas durante momentos mais oportunos.

Contexto
Prepare o contexto, ponha a emoção certa no momento certo. Frases erradas no momento errado podem ser destruidoras como acontece em brigas de casais que dizem no calor da briga, “odeio você”, “não sei como casei com uma pessoa como você”, apenas, aconselho utilizarem inteligência, até em separação se for o caso.
Existem muitas inconsistências na comunicação as pessoas raramente são 100% precisas. Nem todos os lapsos são Freudianos, nem todas as explosões emocionais são os verdadeiros sentimentos e nem toda inconsistência são uma mentira proposital. Não as considere assim.

Ouça com todos os sentidos
Mesmo que perdemos muito com tanta tecnologia, é importante percebemos a postura corporal, as nuances na voz, rubor da face entre outros, entre amigos até uso de medicamentos, álcool, vestuário e outras pistas, não perca uma oportunidade de um bom encontro.
Tecnicamente ouvir é somente quanto ao som, mas, entendo que é perceber todos os sinais, não se restrinja apenas a um deles.

Crie um bom ambiente
Para tudo dar certo, procure o conforto, ambiente certo, momento certo. Cuidado para não expor, não invadir, acontece com broncas em sala de aula criando bullying como um simples, “Por que só você não consegue fazer isso?” pronto, as crianças irão judiar desta exceção que foi denunciado pelo próprio professor ao invés de pedir discretamente para refazer, ou informar os país, ou, conversar particularmente entre outras opções. Tem casos também, interessantes como loja de lingerie, muitas vezes, para atender este cliente necessita diversos cuidados.
O melhor ambiente depende do que pretende, nos anos 40, os detetives faziam interrogatórios prendendo o suspeito em uma cadeira com uma forte luz sobre o mesmo, deixando o mais desconfortável possível, assim, logo, responderia para tentar sair daquela situação.
O Oposto é verdadeiro, oferecer o maior conforto, para a outra parte ficar confortável, seguro para trocar informações pertinentes.
Para um primeiro encontro sugiro um restaurante, onde os pratos são servidos lentamente, de preferência com diversos pratos, espaço intimo com meses bem distantes, onde terá a oportunidade de conversar por horas, o que seria melhor?
Local
Quando conversamos com alguém na casa deles, eles se sentem mais seguros e confortáveis, quando estão em nosso ambiente, nós teremos a obrigação de deixa-los sentirem-se a vontade.
Veja um chefe, quando quer dar uma boa notícia, vai até o funcionário, mas, quando pretende dar uma má notícia, reclamação, bronca, pede que venha a sua sala, pois ali, sente-se mais a vontade e no controle.
Em seus ambientes as pessoas passam mais informações, quando veem a nosso encontro, se preparam e fica mais difícil captar mais informações.
Falando ainda em local, evite obstáculos, se for uma mesa, deixa a mais vazia possível, pois são distrações. Para cumprimentar, saia de traz de sua, levante-se e vai receber o mesmo para se despedir. Acompanhe.
Livre-se de distrações como telefones, recados o que for possível evitar o faça.

Mande suas dicas.
Abraços 

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Crie sua Declaração Pessoal

"Eu sou uma pessoa bem sucedida";
"Eu sou uma pessoa Feliz";
"Eu tenho tudo o que quero";
"Eu realizo todo e qualquer objetivo que eu me proponho".

Não pensem que eu tenho um Ego do tamanho do mundo, apenas crio Faróis para me direcionarem e manter o foco em meus objetivos.

Escreva os seus, declare, escreva, leia diariamente, coloque no espelho de sua casa, em algum lugar que, obrigatoriamente, ira olhar antes de começar suas atividades.

Todos nós temos a capacidade de utilizar o nosso lado positivo e parar com a auto sabotagem.
Para ter um dia positivo segue algumas dicas:

- Todo problema tem solução;
- O fracasso não mais é que parte do aprendizado e um degrau para seguirmos em frente;
- Dê um passo para trás antes de dar dois para frente;
- A crise é uma oportunidade;
- Controle ou direcione seus pensamentos e sentimentos;
- Cada escolha levará a um destino, pense sempre muito bem para aonde quer ir;
-
-
-
Escreva mais e mais.

Uma oportunidade espera por você em cada esquina. Toda vez que falar com outra pessoa, você tem a oportunidade de tornar a sua vida e a vida dele um pouco melhor. Acredito nisso, acredito em você.
Hoje você terá um dia maravilhoso, iluminado, positivo e assim será sua vida daqui em diante.

abs



quinta-feira, 4 de abril de 2013

Pergunta do Dia

O QUE VOCÊ PODE FAZER AGORA PARA INICIAR AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS?


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Profissional Coach

Amigos
Respeitosamente, publico meu certificado de Coach pois, existem profissionais se posicionando como coach, quando na verdade não o são, simplesmente aproveitam esta tendência amplamente aplicada nas empresas.

Aproveitando, você sabe o que é Coach para o Varejo.
É um processo de transformação em sua equipe para atingir diversos objetivos previamente planejados. Já tivemos contratos para aumento de faturamento, melhora nos relacionamentos, melhor qualidade no ambiente de trabalho entre outros.

Nasci no comércio de enxovais e pesquisei amplamente este seguimento varejista, participando de Associação Comercial, seguindo com treinamento em diversos estados brasileiros contrato por uma grande industria no segmento de eletro-eletrônicos e posteriormente criei um trabalho específico para grande indústria de computadores para preparar redes de lojas para lidarem com estes equipamentos.

Quando criei este trabalho específico de treinamento para o Varejo, comparava Coach como técnicos de times de basquete americanos. Quem já jogou basquete sabe que existem jogadas preparadas e ensaiadas, ou seja, o armador mostra o número e cada um já sabem os seus posicionamentos, cada um corre para receber, fazer corta luz, proteger arremessador ou mesmo para ganhar tempo.

Criei a teoria da "Dinâmica de Vendas" que dentro das fases da venda, treinamos as jogadas com a equipe para atrair clientes para o estabelecimento e quando conquistado, encaminhamento para vendas. Tudo ensaiado, como pegar a mercadoria, colocar sobre o balcão, passar para o vendedor, melhor posição para mostrar para o cliente e ainda, chamar atenção de quem passa nos corredores ou nas calçadas.

Enfim, o resuldo é bastante positivo pois, o pior que pode acontecer no comércio é quando para o movimento, neste momento, temos tudo pronto como trabalhar, inclusive, atualizamos com dicas para redes sociais e assim, cada funcionário tornar um multiplicados dos resultados pessoais e consequentemente das empresas.

Porque expor tantas ideias assim, abertamente em redes sociais?
O trabalho de um treinador externo é muito importante, o virtual se torna complementar, o mesmo para vendas pela internet, precisa haver treinamento, eficiência e técnicas para atingir os objetivos, não basta adquirir uma ótima ferramenta, sempre haverá necessidade de pessoal capacitado.

Abraços e não deixem de se cadastrarem nossa página.

  

Clientes inapropriados para Coaching no Varejo

Você quer participar de mudanças fantásticas em sua vida?

Então participe, vamos começar com dicas diárias mas desde já, gostaria de dizer algumas coisas:

1ª Você constantemente não completa seus planos e não está comprometido as mudanças, então, sugiro nem começar;
2ª Você assume seus comportamentos?
3ª Você aceita ser confrontado, desafiado, interrompido ou questionado?
4ª Você está sendo forçadp a participar deste processo?

Muitos não estão preparados para iniciar um processo de Coaching, acredito que, temos que estar sempre aprendendo, crescendo e não acomodados. Costumo dizer, ou "VOCÊ CRESCE E APARECE OU DIMINUI E SOME".
Não existe ninguém estável ou acomodado, se estiver, saiba que muito estão se preparando para lhe ultrapassar na próxima curva.

Terão dicas diárias, estou aberto para ajudar a desenvolver seu processo de crescimento, entre em contato.

Hoje, vou jogar uma pergunta:

Como Coach a ideia é te levar a um lugar melhor desejado, a atingir os resultados as mudanças almejadas então:
Aonde quer chegar? O que deseja? O que lhe trouxe até aqui?
 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Varejo - Atendimento ou Morte: A União Faz a Força

Varejo - Atendimento ou Morte: A União Faz a Força: Nós, do Varejo Atendimento ou Morte, estamos muitos felizes em ter atingindo mais 1500 visitas. Centenas de usuários nos visitam sendo v...

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Varejo - Atendimento ou Morte: Disney e a Pré Vendas

Varejo - Atendimento ou Morte: Disney e a Pré Vendas:  Você pode sonhar, projetar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo,  mas é preciso pessoas para tornar o sonho realidade....

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Varejo - Atendimento ou Morte: Aonde quer chegar??

Varejo - Atendimento ou Morte: Aonde quer chegar??: Um rapaz procurava um rumo para a sua vida. Estava indeciso em relação à profissão, tinha dúvidas sobre as escolhas que fizera e não t...

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Varejo - Atendimento ou Morte: Produtividade

Varejo - Atendimento ou Morte: Produtividade: PRODUTIVIDADE Sendo Curto e grosso, “produtividade é fazer o que deve ser feito”. Vamos acrescentar Eficiência e assim “Fazer bem fe...